Luiz Inácio Lula da Silva, ou simplesmente Lula, é uma das figuras mais proeminentes da história recente do país, e gostando ou não do atual presidente do Brasil, é inegável que o pernambucano alcançou um sucesso retumbante no ramo político. Neste artigo, apresentaremos alguns fatos interessantes sobre a vida pessoal e sobre a carreira política de Lula.
1. Perda do dedo mindinho
Antes de ingressar na carreira política, Lula trabalhava como torneiro mecânico na metalúrgica Independência, em São Paulo. Em um dos seus dias de trabalho, ele acabou sofrendo um acidente que lhe custou o dedo mindinho da mão esquerda. De acordo com Lula, ele trabalhava no turno da madrugada, quando uma das prensas quebrou. Ao tentar consertá-la, um colega de trabalho se descuidou e a máquina foi ativada – consequentemente, ele perdeu o dedo.
“Eu fiz o parafuso e, quando fui colocar, o companheiro prensista que estava cochilando distraiu-se, largou o braço da prensa, que fechou, e eu perdi o dedo”, contou Lula em uma entrevista ao jornalista Mário Morel, em 1979. “Eu estava com a mão [dentro da máquina], puxei. A minha sorte é que abri a mão e ficou só o dedinho”, disse Lula quando participou do PodPah.
Segundo Lula, por conta do acidente, ele recebeu uma indenização de 350 mil cruzeiros e usou o dinheiro para comprar um terreno e móveis para sua mãe.
2. Foi o deputado federal mais votado do Brasil
Em 1986, Lula se candidatou a Deputado Federal e naquele pleito conseguiu se eleger com cerca de 652 mil votos. Com isso, ele foi o Deputado Federal mais votado do país naquelas eleições, assim como foi o constituinte mais votado que participou da criação da Constituição de 1988.
Na época Lula se candidatou pelo estado de São Paulo, e tinha grande popularidade por ser um dos líderes do movimento Diretas Já, sendo que o então sindicalista havia ajudado a fundar o Partido dos Trabalhadores (PT), em 1980.
3. Perdeu as eleições presidenciais 3 vezes consecutivas
Depois de ser eleito o deputado federal mais votado do país, a notoriedade de Lula não parou de crescer e, nas eleições presidenciais de 1989, ele decidiu concorrer à presidência do Brasil. Todavia, ele não foi bem-sucedido na ocasião e acabou sendo derrotado por Fernando Collor. Em 1994, Lula concorreu novamente à presidência do país, desta vez contra Fernando Henrique Cardoso (FHC), e mais uma vez acabou sendo derrotado.
Em 1998, FHC e Lula voltaram a se encarar e novamente o petista foi derrotado nas urnas. Vale destacar que, nas três ocasiões, Lula perdeu o pleito ainda no primeiro turno.
4. Preso por 580 dias
Em 2018, Lula foi preso sob acusação de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Com isso, ele ficou preso por 580 dias na carceragem da Polícia Federal em Curitiba. Na ocasião, o PT anunciou que Lula seria o candidato à presidência nas eleições daquele ano, mas ele acabou sendo impedido pelo Tribunal Superior Eleitoral por conta da Lei Ficha Limpa.
5. Único presidente eleito três vezes com voto direto
Ao superar Jair Bolsonaro nas eleições presidenciais de 2022, Lula se tornou o primeiro presidente do Brasil a conseguir ser eleito em três ocasiões com o voto direto (2002, 2006 e 2022). Esta foi a 6ª eleição presidencial disputada pelo petista, e o número só não é maior porque ele estava encarcerado no pleito de 2018.
6. Só não governou por mais tempo que Vargas
Até agora, Lula é o segundo presidente que passou mais tempo no comando do Brasil, quase 10 anos. Neste quesito, ele fica atrás somente de Getúlio Vargas que, ao todo, governou o país por 19 anos. Todavia, em 15 destes anos, Vargas governou sem ter vencido as eleições com o voto popular. Ele assumiu o poder durante a Revolução de 1930, e em 1934 ele continuou na presidência mediante eleições indiretas.
Posteriormente, Vargas impôs a ditadura do Estado Novo, que perdurou entre 1937 e 1945. A partir daí, Vargas retornou ao poder em 1950 e ficou na presidência até 1954, quando cometeu suicídio antes do término do seu mandato.