A atriz e apresentadora Taís Araújo já protagonizou diversas novelas e séries aclamadas da Rede Globo e é um dos grandes ícones da televisão brasileira. Neste artigo, você pode conhecer 7 fatos interessantes sobre a artista, a sua carreira e vida pessoal.
1. Nasceu em 1978
Taís Bianca Gama de Araújo nasceu em 25 de novembro de 1978, na cidade de Rio de Janeiro, portanto, hoje tem 44 anos. Ela é filha de pai economista e mãe pedagoga e professora de história, e cresceu em uma família de classe média alta.
2. É formada em jornalismo
Além de sua carreira artística, Taís é formada em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro. Entretanto, ela nunca chegou a trabalhar como jornalista, já que se dedicou de forma integral à sua trajetória como atriz.
3. Seu primeiro papel de destaque foi em Xica da Silva
Taís começou a atuar ainda na adolescência, estreando na televisão em 1995, na telenovela “Tocaia Grande”. Em 1996, ela teve o seu primeiro papel de destaque, na novela «Xica da Silva”. Na obra do diretor Walter Avancini, Taís Araújo foi a protagonista, e chamou a atenção como sendo apenas a terceira atriz negra a protagonizar uma novela brasileira.
Por falar em pioneirismo, em 2004, Taís Araújo interpretou a primeira protagonista negra em uma novela contemporânea da Rede Globo, com o seu papel de Preta em “Da Cor do Pecado”. A novela das sete de João Emanuel Carneiro fez muito sucesso dentro e fora do Brasil, com a maior audiência do horário no século XXI no país.
4. É considerada uma das maiores atrizes brasileiras da atualidade
A carreira de Taís Araújo é prolífica e ela já se mostrou ser uma atriz versátil, interpretando personagens do drama e comédia com maestria. Taís participou de séries como “A Grande Família” e “Mulher”, filmes como “O Maior Amor do Mundo” e o recente “Medida Provisória”, além de muitas telenovelas. Desde que começou a se destacar na televisão, Taís Araújo também foi convidada para apresentar programas, sendo o primeiro “Superbonita”, que apresentou entre 2006 e 2009 e depois, novamente, em 2020 e 2021.
5. É ativista pelos direitos das mulheres e das pessoas negras
Além de sua carreira como atriz, Taís também é ativista, e já participou de diversas campanhas em prol de causas voltadas à igualdade de gênero e combate ao racismo e discriminação. A artista já foi alvo de muitos comentários racistas no passado, principalmente através da internet e das redes sociais, e em 2015 ocorreu um dos ataques mais marcantes. Na ocasião, Taís declarou em uma postagem: «não vou me intimidar, tampouco baixar a cabeça», e no dia seguinte a hashtag #SomosTodosTaísAraújo virou trending topic.
Desde 2017, ela é embaixadora da ONU Mulheres no Brasil e já participou de inúmeras campanhas promovidas por esta e por outras organizações.
6. É uma das mulheres mais poderosas do Brasil
Em 2015, Taís foi escolhida pela revista Forbes Brasil como uma das 25 mulheres mais poderosas do país. Dois anos depois, em 2017, ela foi eleita uma das 100 personalidades afrodescendentes mais influentes do mundo (MIPAD) com menos de 40 anos, participando de um debate na Universidade de Columbia, em Nova York, onde recebeu o prêmio. Ela e o seu marido, Lázaro Ramos, receberam novamente a premiação do MIPAD em 2021.
7. Tem dois filhos
Taís Araújo é casada com o ator Lázaro Ramos. Eles oficializaram a união em 2007, mas se separaram (sem divórcio) em 2008. Em 2009, voltaram a morar juntos e tiveram o seu primeiro filho, João Vicente de Araújo Ramos, em 2011. Na ocasião, Taís estava grávida de gêmeos, mas sofreu aborto espontâneo do outro feto aos dois meses de gravidez. Em 2015, Taís deu à luz Maria Antônia de Araújo Ramos, sua segunda filha.